Quem tem direito…

Filhos, netos, bisnetos, trinetos e cônjuges tem direito à cidadania portuguesa. Se você é filho de português, seu caso é, a princípio, simples, pois você tem esse direito através de um processo de atribuição. Seu pai pode ser vivo ou já falecido. Basta você já ter em mãos ou obter toda a documentação, principalmente a certidão de nascimento portuguesa dele.

Você tem direito à cidadania portuguesa, se o teu pai for um português nato, ou mesmo tendo ele conseguido a cidadania portuguesa por atribuição através do pai dele (seu avô). Você só não terá este direito caso teu pai só tenha sido reconhecido como filho do português quando já era maior de idade.

Caso, na sua certidão de nascimento brasileira, o declarante for o cidadão português, isso facilitará o processo, pois deixa claro que o mesmo te reconheceu como filho, desde sempre. Porém, se um de seus pais é brasileiro e não foi o declarante, você precisa comprovar para Portugal o casamento dos seus pais, através do processo de transcrição de casamento.